Secretaria de Ensino


Principais atribuições da SAEG 

  • Emissão de Boletim e Histórico oficial
  • Emissão de Declarações (apenas para o Ciclo Básico e Licenciatura)
  • Abertura de processos
  • Orientação acadêmica
  • Horário de atendimento
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
DIURNO 9:00 às 14:00 9:00 às 14:00 fechado 9:00 às 14:00 9:00 às 14:00
NOTURNO 17:00 às 20:30 17:00 às 20:30 17:00 às 20:30 fechado 17:00 às 20:30
Secretaria de Ensino semi presencial
Manual do aluno
Informações úteis
SIGA:

Caso você passe mais de 3 meses sem acessar o SIGA, sua senha irá expirar; No SIGA você acha seu BOA, emite declarações, recebe email da coordenação e acessa o seu boletim e histórico;

O CRPID é um documento provisório de comprovação dos pedidos de inscrição em disciplina. Ele não substitui a CRID, que é o documento de confirmação de inscrição. A CRID é um dos documentos necessários para abertura da maioria dos processos e sofre atualizações durante o período. Portanto, deve ser salvo toda vez que você altera algo no sistema. Salve-o!

O Boletim de Orientação Acadêmica (B. O. A.) mostra as disciplinas, créditos cursados, carga horária, grau, se a inscrição está facultada ou vedada, assim como o prazo de integralização, períodos cursados, histórico de trancamentos e períodos com CR menor que 3. No seu B.O.A. você consegue verificar todos os requisitos necessários para conclusão do seu curso.

O Boletim contém aprovações e reprovações. Já o Histórico contém apenas as aprovações.

O DRE é seu número de registro na UFRJ. Decore-o! Ele será fundamental para a abertura de processos ou qualquer consulta ao sistema.

Qualquer comunicação da SAEG, da coordenação do curso ou da UFRJ com você será feita através do e-mail cadastrado no SIGA, portanto mantenha o e-mail atualizado.

Confira no site da UFRJ as normas do CEG (Conselho de Ensino de Graduação), este é o órgão que delibera sobre as normas de funcionamento dos cursos da UFRJ.
As resoluções do CEG normatizam prazos e regras para quebra de pré-requisito, dispensa de disciplinas, bolsas, cancelamento e trancamento de matrícula, mudança de curso entre outros procedimentos.

O calendário acadêmico também é estabelecido pelo CEG. Fique atento aos prazos do calendário acadêmico, pois ele institui os prazos de inscrição, alteração e trancamento de inscrição em disciplinas, trancamento de matrícula, rematrícula de matrícula trancada, pedidos de quebra de pré-requisito e concomitância de disciplinas, opção de curso, regularização de inscrição irregular, entre outros.

Para abertura de processos o aluno deve dirigir-se à SAEG preencher o formulário adequado e verificar a documentação necessária

Atividades Acadêmicas Complementares

O QUE SÃO ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES

 

As atividades acadêmicas complementares (ACC) são componentes curriculares que contribuem para uma formação mais completa do aluno, favorecendo a ampliação do seu universo cultural através da pluralidade de ações que englobam ações extra curriculares nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. As ACC devem integrar o currículo de todos os Cursos de Graduação, Licenciatura e Bacharelado, em acordo com as Resoluções CNE/CP Nº 2, de 19/02/2002; CNE/CP Nº 1, de 15/05/2006; CNE/CSE Nº 2, de 18/06/2007; CNE/CES Nº4 de 06/04/2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais dos diferentes cursos de graduação. Os principais objetivos dessas AAC podem ser assim resumidos: desenvolver a estruturação necessária à construção do conhecimento e estimular as competências individuais envolvidas no decorrer deste processo, proporcionando o aperfeiçoamento destas capacidades em prol de uma prática profissional docente mais comprometida e atuante; desenvolver a ação criadora indispensável aos profissionais da Educação; incentivar a ação investigativa dos alunos a fim de desenvolver seu potencial reflexivo; reafirmar a participação ativa do docente como aspecto fundamental nas interações que permeiam o processo ensino-aprendizagem; discutir como as questões interdisciplinares e transversais (tais como a educação étnico-racial e a educação ambiental) contribuem no desenvolvimento da capacidade crítica; compreender como o docente de Ciências e Biologia embasa, por meio de sua prática, a formação de cidadãos atuantes e conscientes.

 

COMO FUNCIONAM:

 

Nossas AAC são divididas em quatro, com diferentes enfoques: a A AAC 1 – ensino – valoriza e credita horas em atividades relacionadas com ensino, tais como monitorias, palestras, PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). AAC 2– extensão –valoriza a participação dos alunos em atividades de extensão, tais como jornadas e congressos de extensão, semanas de biologia, palestras. Já a AAC-3 – pesquisa – valoriza atividades desenvolvidas nesta área, como iniciação científica, por exemplo, ou apresentação de trabalhos em congressos. Na AAC- 4- Cultura, divulgação e cidadania – valoriza e credita aquelas ações voltadas para a construção de uma identidade crítica em relação aos aspectos culturais e discussões sobre as questões étnicas e de gênero em nossa sociedade. Nesta sala você encontrará os formulários para creditação das ACC, preenchendo e juntando a documentação solicitada, até que se completem as horas referentes a cada uma delas. Devem colocar toda a documentação em envelope pardo e enviar para a coordenação do curso podendo ser entregue na Seção de Ensino em seus horários de atendimento. Em breve você encontrará aqui também, alguns modelos de comprovação para os eventos previstos nestas ACC.

 

ETAPAS:

 

1. Imprimir os formulários e preencher com as atividades previstas + comprovações de carga horária

2. Colocar em envelope pardo para cada uma das AAC e entregar na Seção de Ensino para conferência e avaliação dos créditos.

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