Links úteis


Quais são as disciplinas obrigatórias do Bacharelado em Genética?
Genética Molecular, Microbiologia e Imunologia, Métodos em Genética, Genética de Populações, Análise Genética, Inglês Instrumental I e II. Todas as disciplinas (exceto Inglês I e II tem Evolução - IBG361 como pré-requisito).

Qual a diferença entre eletiva condicionada e livre?
As disciplinas eletivas condicionadas são disciplinas complementares à formação do profissional em Genética. Todas as disciplinas eletivas do Departamento de Genética (que possuem código IBG) são eletivas condicionadas. As disciplinas eletivas livres são escolhidas pelo aluno na maioria das unidades da Universidade, elas se destinam à ampliação e/ou aperfeiçoamento da formação humanística e/ou profissional do futuro geneticista.

Quais são as disciplinas eletivas de escolha condicionada?
Todas as disciplinas eletivas do Departamento de Genética (que possuem código IBG), mais algumas disciplinas de outros departamentos, disponíveis na lista do SIGA. Para conferi-la, entre na Intranet-UFRJ, vá em SIGA -> Serviços -> Currículo -> Grade curricular. Em 'Nível', escolha 'Graduação'. Na lista dos cursos, entre no link 'Ciências Biológicas (Básico)', depois em 'Ciências Biológicas - Mod. Genética --> 1998/2 a 9999/9'. Nesta janela, você enontrará a tabela das Disciplinas Optativas (Escolha Condicionada).

Quais são as disciplinas eletivas de escolha livre?
Serão consideradas disciplinas de escolha livre aquelas cursadas em qualquer unidade da UFRJ, exceto na Faculdade de Letras, Escola de Música e Educação Física.

Qual é a ordem das disciplinas do Bacharelado?
A oderm sugerida pode ser verificada no SIGA. Para conferi-la, entre na Intranet-UFRJ, vá em SIGA -> Serviços -> Currículo -> Grade curricular. Em 'Nível', escolha 'Graduação'. Na lista dos cursos, entre no link 'Ciências Biológicas (Básico)', depois em 'Ciências Biológicas - Mod. Genética --> 1998/2 a 9999/9'. ATENÇÃO: A partir de 2007, os alunos dos primeiros e segundo períodos do Bacharelado devem se matricular em Análise Genética

Entrei no Bacharelado em Genética por manutenção de vínculo. Quantos créditos posso aproveitar do bacherelado (ou Licenciatura) que já fiz?
Como regra geral, discipinas Obrigatórias de outros bacharelados ou Licenciatura, tornam-se eletivas (condicionadas ou livres) no Bacharelado em Genética. Uma disciplina não pode ser usada como eletiva (ou obrigatória) mais de uma vez.

As disciplinas da Faculdade de Educação contam como eletivas para o Bacharelado em Genética?
Sim. Contam como eletivas de escolha livre.

Quando devo me inscrever em Prática Científica (IBG-X02)?
A Prática Científica funciona como uma disciplina qualquer, entretanto, você poderá se inscrever nela por até 4 períodos seguidos (correspondentes aos períodos do Bacharelado).  Se inscreva na turma do seu orientador. Para saber qual é turma do seu orientador, consulte a tabela ao lado da Secretaria do Departamento de Genética. Se o seu orientador não for do Departtamento de Genética, se inscreva na turma do Coordenador - IBA.

Em qual turma de Prática Científica (IBG-X02) devo me inscrever?
Se inscreva na turma do seu orientador. Para saber qual é turma do seu orientador, consulte a tabela ao lado da Secretaria do Departamento de Genética. Se o seu orientador não for do Departtamento de Genética, se inscreva na turma do Coordenador - IBA.

Onde solicito meu histórico oficial e boletim?
Histórico oficial e boletim devem ser solicitados na Sessão de Ensino do Instituto de Biologia.

Fiz uma disciplina e minha nota não entrou no histórico ou está incorreta. O que fazer?
Você deve procurar pessoalmente o professor responsável pela disciplina e pedir a correção. Somente com uma autorização específica do professor responsável a nota será corrigida.

O que é o boletim de orientação acadêmica (BOA)?
O Boletim de Orientação Acadêmica é um relatório muito útil para conferir a situação geral de seus créditos. Ele informará quantos créditos você já cursou e quantos lhe faltam para colar grau.  Para conferi-lo, entre na Intranet-UFRJ, vá em SIGA -> Serviços -> Relatórios -> Boletim de Orientação Acadêmica.

Quantos créditos preciso para colar grau?
Além de completar todo o Ciclo Básico e todas as disciplinas obrigatórias do Bacharelado, você deverá ter 10 créditos de disciplinas eletivas condicionadas e 15 créditos de eletivas livres. Se o aluno tiver mais de 10 créditos de eletivas condicionadas, esses tornar-se-ão automaticamente livres. A transferência de créditos de uma disciplina condicional para livres não é parcial. Ou seja, a disciplina inteira é transferida e não parte dos crétidos desta. Créditos livres nunca viram condicionados.

Quando posso apresentar minha monografia?
A monografia pode ser apresentada a qualquer momento do bacharelado. Para tal, você deve estar inscrito em Prática Científica (IBG-X02). Antes de apresentar a monografia, você deve preencher um formulário específico e entregá-lo na Secretaria do Departamento no mínimo 10 dias antes da defesa. As regras e formato da monografia podem ser verificados aqui.

Qual é o formato da monografia do Departamento de Genética?
As regras e formato da monografia podem ser verificados aqui.

Quais são as regras para composição da banca da monografia?
A banca é composta por três membros. A banca deverá conter, no mínimo, um professor permamente do Departamento de Genética. Os outros membros podem ser professores de outras unidades, mestrandos, doutorandos ou pesquisadores. Os membros não podem ter participação no trabalho desenvolvido pelo candidato. As regras e formato da monografia podem ser verificados aqui.

Onde devo entregar a carta de meu orientador com minha nota?
Ao entregar o formulário de apresentação de monografia na Secretaria do Departamento de Genética, o aluno deverá também entregar a cópia do professor da Genética (as outras cópias devem ser entregues pessoalmente pelo aluno aos membros) e a carta assinada de seu orientador com sua nota (de 0 a 10). Se o aluno teve também um co-orientador, uma outra carta com a nota deste deve ser entregue.

Posso ter um co-orientador na minha monografia?
Sim. Se o aluno teve um co-orientador, uma outra carta com a nota deste deve ser entregue ao pedir a apresentação da monografia na Secretaria da Genética.

Onde solicito os formulários de apresentação da monografia e de colação de grau?
O formulário deve ser solicitado na Secretaria do Dapartamento de Genética ou obtido online.

Quem entrega as cópias da monografia aos membros da banca?
O próprio aluno é responsável pela entrega das cópias da monografia. No caso de professores do Departamento de Genética, as cópias podem ser entregues na Secretaria. Também é responsibilidade do aluno a verificação da disponibilidade dos membros da banca.


Como agendar o Salão Azul para apresentar minha monografia?

O aluno deve ir na Sessão de Ensino do IB e se informar do local do agendamento. Ao verificar se a data e hora desejadas estão disponíveis, este deve informar à Secretaria do Departamento de Genética. A Secretaria irá, então, reservar o Salão Azul para o aluno.

A monografia deve ser necessariamente apresentada no Salão Azul?
Não. A monografia pode ser apresentada em qualquer auditório ou sala de aula do CCS. Locais comumente usados, além do Salão Azul, são o auditório da Anatomia, o auditório da Farmácia e as salas da Pós-graduação da Ecologia e da Genética. Em qualquer caso, o aluno deverá verificar se a data e hora desejadas estão disponíveis. Caso positivo, este deve informar à Secretaria do Departamento de Genética. A Secretaria irá, então, reservar a sala para o aluno.

Não consegui agendar o Salão Azul, o que fazer?
A monografia pode ser apresentada em qualquer auditório ou sala de aula do CCS. Locais comumente usados, além do Salão Azul, são o auditório da Anatomia, o auditório da Farmácia e as salas da Pós-graduação da Ecologia e da Genética. Em qualquer caso, o aluno deverá verificar se a data e hora desejadas estão disponíveis. Caso positivo, este deve informar à Secretaria do Departamento de Genética. A Secretaria irá, então, reservar a sala para o aluno.

Quanto tempo antes da colação devo apresentar a monografia?
O aluno deve apresentar a monografia a monografia 15 dias antes da data prevista para a colação de grau. A documentação necessária para a colação de grau deve ser entregue 10 dias antes da colação. Essa documentação consiste do formulário de pedido de colação de grau, o nada consta da biblioteca do CCS e o histórico escolar. A monografia corrigida também deve ser entregue 10 dias antes da colação.

Quanto tempo antes da apresentação da monografia devo entregá-la?
O aluno deve entregar a monografia, assim como o formulário de pedido de apresentação, 10 dias antes da data de apresentação da mesma.


Quais são os documentos necessários para colar grau?
Para colar grau, o aluno deve entregar na Secretaria do Departamento a (1) monografia corrigida, (2) histórico escolar oficial, (3) nada consta da biblioteca central do CCS e o (4) formulário de pedido de colação preenchido. Toda documentação deve ser entregue 10 dias antes da data da colação.