Bacharelado – Biologia marinha


dep.bio-mar-cover

Criado em 1968, é o mais antigo curso do Brasil nesta área do conhecimento.
Essa habilitação fornece ao aluno noções sobre a estrutura e dinâmica dos oceanos e sobre os diversos aspectos da ecologia marinha, com ênfase em atividades práticas tanto no mar quanto no laboratório.
O curso tem como objetivo o estudo dos ecossistemas marinhos, incluindo o conhecimento de sua biodiversidade e dos processos que regem a sua estrutura e funcionamento, além de formar profissionais que possam atuar na área de Ciências do Mar em um país com mais de 8 mil Km de costa.

O Bacharelado em Biologia Marinha possui em seu curso uma visão atualizada, diversificada e transversalizada de conteúdos pertinentes às Ciências do Mar, uma vez que possui uma área do conhecimento que recebe grande atenção mundial devido à sua relevância nos diversos processos biogeoquímicos influentes na manutenção e equilíbrio ambiental do planeta, e por ser um tema-chave para a soberania e desenvolvimento dos países costeiros.
O Curso de Biologia Marinha visa suprir a demanda do país na formação de profissionais atualizados, que possam, durante a graduação, ter experiências em pesquisa e gerenciamento marinho, assim como extensão e ensino das Ciências do Mar.
A habilitação no Bacharelado em Biologia Marinha fornece noções sobre a estrutura física, química e geográfica dos oceanos e sobre os diversos aspectos da biologia. O curso tem ênfase em atividades práticas tanto no mar, quanto em laboratório, contemplando diretamente o conhecimento acerca da preservação da biodiversidade, gestão costeira e dos processos que regem a sua estrutura e funcionamento dos ecossistemas litorâneos.

Ciclo básico

Biologia Marinha

5º  Período 6º  Período 7º  Período 8º  Período
Ecosistemas Marinhos Fitoplancton Marinho Necton Disciplinas eletivas de livre escolha
Técnicas de trabalho no mar Zooplancton Marinho Benthos Disciplinas eletivas de escolha condicionada
Técnicas básicas em biologia marinha Disciplinas eletivas de escolha condicionada Monografia em Biologia Marinha
Estágio Supervisionado em biologia marinha I Disciplinas eletivas de escolha condicionada
Disciplinas eletivas de livre escolha